O que são antioxidantes?
Você provavelmente obtém alguns antioxidantes da sua dieta, mas não o suficiente
Se você segue uma dieta saudável, provavelmente está obtendo algumas formas de antioxidantes em sua vida diária. E eles vêm com uma grande variedade de benefícios à saúde. Antes de entrarmos nas melhores fontes, existem alguns termos que você deve saber:
Radicais livres – Como parte da vida cotidiana normal, as células do nosso corpo produzem substâncias que contêm oxigênio, chamadas radicais livres, que circulam no corpo. Os radicais livres podem ocorrer como resultado de estresse ou de um treino de alta intensidade, mas outras fontes externas de radicais livres incluem fumaça de cigarro e poluentes ambientais.
Estresse oxidativo – Quando o corpo produz muitos radicais livres, causa estresse oxidativo, que pode afetar o corpo e suas células, incluindo componentes como DNA, lipídios e proteínas.
- Glutationa
A glutationa é um antioxidante natural composto pelos aminoácidos glicina, cisteína e ácido glutâmico. A glutationa no corpo contribui para diversas reações bioquímicas, inclusive ajudando outros antioxidantes a voltarem às suas formas ativas para que possam continuar funcionando como antioxidantes, combatendo os radicais livres e até mesmo desempenhando um papel na desintoxicação saudável. - Ácido alfalipóico (ALA)
O ácido alfalipóico é às vezes chamado de “antioxidante universal” devido à sua poderosa atividade antioxidante. É solúvel em gordura e solúvel em água, facilitando a atuação em todo o corpo.
Desempenha um papel na função mitocondrial e na energia celular saudável e ajuda a proteger contra o estresse oxidativo. Embora alguns suplementos venham nas formas “R” e “S”, procure suplementos que contenham a forma “R” – esta forma é o tipo de ALA nativo do corpo e é mais biodisponível.
- Carotenóides
Esses pigmentos vegetais amarelos, laranja e vermelhos são alguns dos melhores suplementos antioxidantes que você pode encontrar. Os carotenóides comuns que você pode encontrar em sua dieta incluem alfa-caroteno, beta-caroteno (uma importante fonte de vitamina A), luteína, zeaxantina e licopeno. - Vitamina C
A vitamina A não é o único suplemento antioxidante da família das vitaminas das letras! A vitamina C é um nutriente essencial bem conhecido pelo suporte do sistema imunológico, além de suas propriedades antioxidantes e capacidade de neutralizar os radicais livres. Mas, como não podemos produzir vitamina C sozinhos, é necessário obtê-la através dos alimentos que comemos ou como suplemento dietético.
Os benefícios da vitamina C para a saúde também vão além do suporte imunológico e de ser um suplemento antioxidante saudável. Também promove a produção de colágeno, a função cardiovascular e até uma resposta inflamatória saudável. A vitamina C às vezes é combinada com o flavonóide quercetina em uma combinação rica em antioxidantes para complementar os benefícios da vitamina C e torná-la mais biodisponível.
- N-acetil-L-cisteína (NAC)
Como alguns dos outros suplementos desta lista, o NAC tem muitas funções. Este poderoso suplemento antioxidante estimula a saúde do fígado, combate os radicais livres e até ajuda a manter os níveis de glutationa celular. Na verdade, um estudo descobriu que naqueles que tinham níveis mais baixos de glutationa, a suplementação com N-acetil-L-cisteína ajudou a restaurar os níveis iniciais.